Salve,

Bom pessoal, fiz aqui um pequeno levantamento de razões para você não utilizar Flash em seu website. Eu já havia falado sobre isso em um post anterior, mas é sempre bom lembrar.

Problemas de acessibilidade

  • O flash não possui de recursos que auxiliam os portadores de necessidades especiais;
  • Se uma pessoa possuí problemas de coordenação motora, certamente navegar em um site feito em flash, onde o uso do mouse é quase obrigatório pode ser complicado;
  • Também não permite a utilização de softwares que realizam a leitura de texto para deficientes visuais, ou aumento do tamanho das fontes.

Indexabilidade de conteúdo

Os mecanismos de busca não relacionam corretamente o conteúdo das páginas em flash.

Um exemplo de indexabilidade ruim
Um exemplo de indexabilidade bom

Repare como as páginas ficaram faceis de serem encontradas no segundo exemplo, enquando no primeiro exemplo, nós encontramos pedaços do site.

Desempenho

Por mais que hoje tenhamos computadores e celulares com grande poder de processamento disponíveis no mercado, precisamos lembrar, que boa parte da população não tem acesso a estes dispositivos, e mesmo quem tem não quer ocupar os recursos do seu sistema para ago tão simples como ‘visitar um site’.

A experiência de visitar um site deve ser agradável para o usuário, tanto em acessibilidade, como em desempenho. Você deve concordar que o visitante do seu site, não irá utilizar o computador exclusivamente para acessar o seu site, ele provavelmente estará rodando diversos programas ao mesmo tempo, e visitando diversos sites, desta forma já estará ocupando uma quantidade considerável de recursos do seu sistema.

Incompatibilidade com dispositivos móveis

A maioria dos dispositivos móveis tem problemas com flash, isso quando tem suporte a ele. Geralmente os plugins para dispositivos móveis, quando existentes costumam frequentemente travar, ou são incompativeis com diversos recursos do flash.

Outra tarefa complicada para os dispositivos móveis é manter o plugin do flash sempre atualizado, processo que provavelmente boa parte dos usuários não sabe realizar.

Manutenção

Sites em flash são difíceis de manter, normalmente aquele que comprou o site, fica preso eternamente a pessoa que o desenvolveu, pois a pessoa que o desenvolve ao entregar o projeto não entrega o “código fonte” do projeto, e sim apenas a versão “executável”.

Então, caso um dia você queira alterar algo no seu site, terá de recorrer a pessoa que o fez, e torcer para que esta pessoa seja organizada o suficiente para ter em seus backups o “código fonte” do projeto para realizar a alteração, e novamente torcer para que este projeto seja compatível com a versão atual do flash.